Materiais

Confira os materiais utilizados na nossa produção de calçados



Você sabe o que é Groupon e o que é Vaqueta?

Os dois materiais são produzidos a partir do couro bovino. A diferença entre eles é que o Groupon é a parte interna da pele e a Vaqueta, também conhecida como flor, é parte externa. Elas são separadas através de tratamento químico/industrial.

A parte da pele interna se divide em duas Groupon e Raspa, o que determina é a região e espessura da pele. O Groupon é o material mais espesso e rígido proporcionando maior durabilidade, já a Raspa é mais fina, tem durabilidade bem mais reduzida, além de aparência inferior.

A Vaqueta por ser a flor da pele, tem maior elasticidade, por este motivo tem a característica de ser mais resistente do que a Raspa. Sendo também mais confortável e apresentando maior durabilidade estética do que o Groupon.


Solado Bidensidade – PU (Poliuretano)

O Solado Bidensidade é produzido com duas injeções de poliuretano. A primeira injeção é aquela tradicional, que fica no solado, a parte em contato com o solo. Já a segunda injeção de poliuretano, o diferencial nesse Calçado de Segurança, fica na entressola, acima do solado.

O Solado Bidensidade oferece mais conforto e durabilidade para o calçado, já que proporciona um material mais resistente e preparado para o serviço do dia a dia. Duas camadas de poliuretano fazem com que uma entre em contato com a outra durante a caminhada, dando mais retorno de energia para o profissional no contato com solo, facilitando o seu deslocamento. Além de um sistema de salto no calcanhar que oferece mais amortecimento e conforto durante a caminhada. Tem apenas um ponto negativo, não pode ser estocado por longos tempos, pois ocorre-se hidrolise, processo de ativação dos polímeros e começa a despedaçar o solado.


Solado de borracha

É um solado produzido a partir de compostos naturais e recicláveis, passando por diversos processos de aquecimento e mistura até serem prensados e modelados de acordo com a finalidade desejada. Muito resistente e versátil atende plenamente à diversos trabalhos em vários setores. Resistencia e aderência são seus principais diferenciais.

Suas vantagens:


Bico Termoplástico

Termoplástico é um plástico (polímero artificial) que, a uma dada temperatura, apresenta alta viscosidade podendo ser conformado e moldado. Utilizado para conformação de bicos de calçados, de acordo com a temperatura e qualidade do material adquire resistência para proteção de impactos leves, esbarroes, pisões, etc...


Biqueira de Aço

A Biqueira de Aço é a mais tradicional no mercado de EPIs, afinal, está disponível para os profissionais que precisam de proteção há mais tempo. Por estar presente no mercado há mais tempo que a Biqueira de Composite, pode receber a preferência de uma parte do mercado, mais acostumada a comprar o que já conhece melhor.

Outro ponto importante que deve ser observado no calçado de Segurança com Biqueira de Aço é o chamado “efeito guilhotina”. Isso acontece quando o peso feito sobre a Biqueira de Aço pode fazer com que esse material pressione os dedos do usuário e acabe cortando essa parte dos pés. Mas isso só é possível se o EPI não for produzido corretamente, não suportar a carga que deve suportar e nem oferecer a proteção que precisa.

As principais proteções oferecidas pela Biqueira de Aço são:

  • Proteção contra queda de materiais pesados e cortantes.
  • Evita queimaduras por contato com produtos químicos.
  • Evita perfurações por pregos, parafusos e objetos cortantes.
  • Protege os pés contra topadas ao longo do dia.

Biqueira de Composite

A Biqueira de Composite é feita a partir da combinação de fibra de carbono, vidro e poliéster especial e oferece um visual menos robusto em comparação com a biqueira de aço, entretanto oferece a proteção contra impactos no nível suportado pela concorrente.

Por não possuir partes metálicas em sua composição, a Biqueira de Composite tem sido mais indicada para o uso em locais com chances de descarga elétrica para evitar que o profissional seja atingido por uma descarga de energia.

Mesmo com menos tempo no mercado vem ganhando o seu espaço no mercado de EPIs e se tornou uma concorrente da já tradicional Biqueira de Aço.

As principais proteções oferecidas pela Biqueira de Composite são:

  • Proteção contra queda de materiais pesados e cortantes.
  • Protege contra descargas elétricas.
  • Evita queimaduras por contato com produtos químicos.
  • Evita perfurações por pregos, parafusos e objetos cortantes.
  • Protege os pés contra topadas ao longo do dia.
  • Não conduz energia elétrica.